• Início
  • Dicas de saúde
  • Atividade Física
  • Dicas para o RH
  • Plano de saúde
  • Nutrição
  • Outros

Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

[mc4wp_form id="6"]

InstitucionalPlanos de SaúdePlanos OdontológicosNossos DiferenciaisFale ConoscoLinkeinInstagram
LOGIN Login
Blog Care Plus
Blog Care Plus
  • Início
  • Dicas de saúde
  • Atividade Física
  • Dicas para o RH
  • Plano de saúde
  • Nutrição
  • Outros
Atividade Física

Conheça os benefícios da dança para a saúde

David Bowie falou: Vamos dançar! E ele está certo. Sério, há tantas razões para dançar e se jogar na pista de dança. E não é só em casamentos ou numa saída sábado à noite. A dança tem um lugar fixo em nossos corações, graças a programas de TV como Strictly Come Dancing e filmes que todos nós adoramos, como Dirty Dancing, tornando-se uma mania que varreu a nação como uma forma fantástica de entrar em forma e se divertir ao mesmo tempo.

 

Benefícios da dança

A dança é única porque utiliza e fortalece suas emoções, habilidades cognitivas e físicas e conexões sociais –todas elas vitais para a vida diária. Não só é uma maravilha em termos de diversão, mas também é ótima para sua saúde– e aqui está o motivo.

 

Quais são os benefícios físicos da dança?

Dançar é uma ótima maneira de elevar sua frequência cardíaca. De acordo com a nossa calculadora de calorias, você pode queimar mais de 400 calorias em uma hora. Também faz com que seus músculos trabalhem bastante, o que ajuda a manter e melhorar a força.

A dança também exige que você use muitas partes diferentes do seu corpo – da cabeça e pescoço até os dedos dos pés. Muitas vezes a parte superior do corpo e os braços estão se movendo em uma direção, enquanto a parte inferior do corpo e as pernas estão fazendo algo completamente diferente. Essa mudança no padrão dos movimentos é um pouco como esfregar sua barriga com uma mão enquanto bate na cabeça com a outra. E tudo isso trabalha sua concentração, coordenação, equilíbrio e agilidade. É um treino completo de corpo e mente.

 

Quais são os benefícios mentais da dança?

Pesquisas também sugerem que a dança traz uma série de benefícios para a saúde mental e o bem-estar. Uma análise de uma pesquisa, que incluiu 23 estudos, analisou as evidências dos efeitos da dança e da Dança Movimento Terapia (DMT) nos últimos 20 anos. A pesquisa analisou diversos tipos de dança, desde a dança de salão até dança folclórica. Também estudou diferentes grupos de pessoas e aspectos do bem-estar psicológico.

No geral, os resultados da análise sugerem que a dança tem um efeito positivo em nossa qualidade de vida, imagem corporal e no nosso humor. Descobriu-se também que a DMT e a dança reduz a depressão e diminui a ansiedade.

 

Melhorando seu humor

Considera-se que todo exercício melhora o humor. Isso ocorre porque afeta certas substâncias químicas no seu cérebro, como a dopamina e a serotonina, que podem afetar seu humor e seu pensamento. Mas por que a dança é mais vantajosa?

Nossa Editora Especialista em Saúde, Laura Blanks, vai a uma aula de street dance toda semana. Veja o que ela tem a dizer sobre os benefícios da dança.

“Quando entro em uma aula de dança sinto imediatamente uma sensação de libertação, deixo o que aconteceu durante o dia para trás e concentro minha mente no desafio que está por vir. E, pode acreditar, é um desafio! Você não só força seu corpo fisicamente, mas também tem que pensar sobre o modo como ele se move. E não pára aí; memorizar coreografia exige muito poder cerebral – você tem que estar sempre concentrado. Mesmo depois de aprender os movimentos, você precisa repeti-los para que eles venham naturalmente e fluam como parte da rotina.

“Quando saio de uma aula de dança, sinto-me bem – estou a mil com o entusiasmo e o desafio de aprender uma nova coreografia. E mesmo que eu não tenha conseguido memorizar tudo até o final da sessão, isso me dá algo para focar e uma nova determinação para acertar.”

Grupo de jovens adultos pratica dança contemporânea

 

Qual estilo de dança é para mim?

A dança é ótima porque há muitos estilos diferentes e você obterá uma variedade de benefícios em cada um deles. Estes são meus cinco favoritos e a razão pela qual são tão bons para ficar em forma.

Tango: Esta é uma dança latina que requer precisão e controle, condução e tronco firmes. Na dança há ritmos específicos, posturas a serem mantidas, com mudanças rápidas e posturas dramáticas. É ótimo para desenvolver força corporal e movimentos precisos. Como  parceiro de dança com passos e movimentos definidos, você precisará trabalhar em equipe para fazer a dança funcionar.

Salsa: Nesta dança, o que você faz é mover seus quadris e se movimentar para os lados com seu parceiro pela pista de dança. É uma dança sociável, já que você frequentemente muda de parceiro. Então, não importa se você quer aprender mas não tem ninguém com quem fazer um par. Há passos definidos a seguir, mas o efeito geral é vigoroso e energético; muitas vezes você precisa transferir seu peso (isso é o que faz seus quadris se moverem). Há também muito movimento de ombro e torções e curvas. Isso a torna um ótimo estilo de dança para flexibilidade e movimentação de todo o seu corpo continuamente, em movimentos fluidos. Também é boa para desenvolver seu equilíbrio e controle no giro – e você precisa de um bom controle do quadril para girar.

Street dance: Uma dança que começou nas ruas, parques e casas noturnas, o street dance (dança de rua) envolve uma combinação de movimento, como o pop, o lock, o hip hop e o break. Isso a torna bastante animada e completa! Você definitivamente perceberá sua frequência cardíaca aumentar, por isso é um ótimo treino cardiovascular. Ela tende a ter muitos movimentos energéticos e requer uma dose de atitude. Os movimentos envolvem um bom timing, agilidade, mudanças no ritmo e padrões criativos de movimento. Esta dança é de maior impacto que outras formas de dança, mas muito boa para ajudar a melhorar a densidade óssea.

Balé/Barre: O balé é uma dança clássica e uma ótima base para todos os tipos de dança. Envolve equilíbrio, controle e flexibilidade. Recentemente, o treino Barre tem evoluído – envolvendo posições e movimentos definidos usando uma barra. Todos realizados com música, incorporando balé, ioga e Pilates em um só treino. É também uma interpretação contemporânea do balé e da dança.

Zumba: Esta é uma aula de fitness inspirada em dança, ótima para iniciantes – os passos são fáceis de seguir e garantem um treino aeróbico de intensidade moderada a alta. Os movimentos são repetitivos, assim você pode se acostumar com eles e memorizá-los rapidamente. É um treino com muita energia e de alto impacto, e com certeza colocará seu corpo para funcionar e seu coração para bombear. A Zumba é uma boa opção se você estiver voltando a dançar ou se exercitar após uma lesão, já que as aulas costumam ser descontraídas e você pode se esforçar para o nível que for apropriado para você.

 

Acha que dançar não é para você?

Aqui vão algumas razões comuns pelas quais as pessoas fogem da pista de dança.

  • Não quero segurar as mãos suadas de alguém, nem que pisem nos meus pés! Ou pior, pisar no pé de alguém! Tudo bem, nem toda dança precisa de um parceiro. Enquanto você está descobrindo, escolha um estilo que possa fazer em um grupo, mas que não exija uma grande aproximação de ninguém. Line dancing (dança sincronizada), balé, sapateado, dança contemporânea e street dance podem ser estilos para experimentar primeiro.
  • Parece realmente difícil; Eu nunca vou conseguir acompanhar. Pode ser um pouco assustador quando você vê como as pessoas são boas, mas todo mundo já foi um iniciante em algum momento. Participe de uma aula para iniciantes para não se sentir intimidado ou fora do seu nível. E metade do desafio é aprender algo novo – por isso, aproveite sua condição de iniciante e lembre-se de fazer um balanço sempre que perceber que melhorou.
  • Não tenho confiança; Vou fazer papel de bobo… Professores de dança querem compartilhar seu amor pela dança e farão de tudo para estimular um ambiente aberto e solidário. Você provavelmente descobrirá que todo mundo sente o mesmo que você também. Então, não deixe que isso atrapalhe – os benefícios superam os sentimentos de preocupação com a forma como você se parece aos outros. E, para ser honesto, está todo mundo muito ocupado checando a si mesmo para ver como os outros estão se saindo!
  • Eu não tenho um parceiro – não quero ficar de pé sozinho! Não se preocupe! Muitos estilos e aulas de dança são projetados para que você dance com parceiros diferentes várias vezes. Além disso, essa é uma ótima forma de conhecer outras pessoas.
  • Estou muito velho para começar a dançar agora. Nunca! A dança é para todos e é uma atividade de exercício recomendada pelo departamento de Saúde Pública da Inglaterra. A dança é universal, servindo para crianças, adultos e idosos; mais uma razão pela qual é tão boa.

 

Entre no ritmo

Bem, se você está inspirado e quer aprender uma nova habilidade, entrar em forma e conhecer novas pessoas, dançar pode ser uma ótima forma de exercício para você.

 

 

Escrito por: Lucy Rath
Fonte: Bupa

 

Quer ver mais dicas? Encontre aqui no Blog da Care Plus.

 

dançasaude

Share this article

Navegação de Post

Previous PostPrevious O plano de saúde pode ter reajuste ao longo do contrato?
Next PostNext [Infográfico] Curiosidades da Croácia, seu próximo destino de viagem

Posts Relacionados

7 rotas pela França: Entre noites estreladas e croissants quentinhos
É possível prever a sinistralidade de um convênio médico empresarial?
Saúde na balança
O que fazer em caso de suspeita de infarto?
Blog Care Plus

Copyrights © 2017 Care Plus Blog+ • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Latinmed

ANS Nº 37995-6