• Início
  • Dicas de saúde
  • Atividade Física
  • Dicas para o RH
  • Plano de saúde
  • Nutrição
  • Outros

Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

[mc4wp_form id="6"]

InstitucionalPlanos de SaúdePlanos OdontológicosNossos DiferenciaisFale ConoscoLinkeinInstagram
LOGIN Login
Blog Care Plus
Blog Care Plus
  • Início
  • Dicas de saúde
  • Atividade Física
  • Dicas para o RH
  • Plano de saúde
  • Nutrição
  • Outros
Dicas para o RH

Como calcular a sinistralidade do plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é um dos principais benefícios que as companhias podem disponibilizar para os seus colaboradores nos dias de hoje. Um bom convênio demonstra que a empresa está preocupada com a saúde e bem-estar do time, além disso, esse benefício é uma importante estratégia para atrair e reter talentos.

No entanto, um aspecto importante do plano de saúde empresarial e que nem sempre recebe a atenção necessária é a sinistralidade. Dependendo do parâmetro, a companhia poderá sofrer um grande reajuste estipulado pela operadora na renovação do contrato.

Para evitar que a sinistralidade possa causar prejuízos e, até mesmo, levar ao rebaixamento do benefício, é importante compreender como funciona o cálculo para o plano de saúde empresarial.

 

O que é sinistralidade no plano de saúde empresarial?

Antes de mostrarmos como as operadoras costumam realizar esse cálculo, é importante entender o que é esse processo no plano.

A sinistralidade é representada pela relação entre o volume em reais gastos com procedimentos cobertos pela operadora realizados por todos os beneficiários durante a vigência do contrato (geralmente 12 meses), os chamados sinistros, e o prêmio pago por ele ou pela empresa durante o mesmo período.

Se o valor dos sinistros ultrapassar o percentual estipulado em contrato pela operadora, o benefício poderá ser reajustado na próxima renovação, podendo comprometer o orçamento da companhia.

 

plano de saúde empresarial

 

Como é feito o cálculo?

Agora que você já sabe o que é a sinistralidade do plano de saúde empresarial, vamos apresentar a forma mais utilizada pelas operadoras para calcular esse importante índice.

Conforme a ANS (Agência Nacional de Saúde), a taxa média nos planos de saúde gira em torno de 85,6%. Em autogestões, essa taxa pode alcançar até 94,8%.

A fórmula para calcular a sinistralidade é: (sinistro / prêmio) x 100, onde:

  • sinistro é o quanto a operadora gasta com os beneficiários (as despesas médicas);
  • prêmio é o quanto a operadora recebe dos beneficiários (as receitas, as parcelas pagas do plano de saúde).

A sinistralidade é como um termômetro da experiência do seu contrato, sabendo assim se sua empresa está gastando mais do que paga.

Para que você compreenda melhor como funciona esse cálculo, vamos usar como exemplo uma empresa que pagou durante um ano R$ 110.000 em prêmio, enquanto os beneficiários gastaram R$ 170.000 em sinistros durante a utilização do plano de saúde empresarial. Para saber qual a taxa de sinistralidade basta fazer o cálculo:

  • Sinistralidade (%) = (170.000/110.000) X 100 = 154%

Agora que você já sabe como é calculada a sinistralidade, é importante verificar no contrato a cláusula de reajuste anual, não se esquecendo que independente de qual seja sua sinistralidade, os contratos médicos também consideram reajuste anual financeiro, o VCMHL que é a variação dos custos médicos hospitalares e laboratoriais.

Vale frisar que como esse reajuste só se aplica em planos empresariais, geralmente o cálculo é realizado com base na soma de todos os beneficiários.

Para evitar qualquer surpresa no resultado do contrato, é importante que o time de RH acompanhe, sempre que possível, a utilização do convênio pelos colaboradores para que possa tomar decisões baseadas em fatos e no tempo adequado.

A Care Plus disponibiliza aos gestores de RH ferramentas para que eles acessem a qualquer momento as questões sobre o plano de saúde empresarial e possam tomar as melhores decisões. Além disso, oferece as melhores soluções em saúde, com serviços de prevenção para controlar a utilização do benefício.

 

Para saber mais sobre o funcionamento de um bom plano de saúde empresarial, clique aqui e agende uma visita sem compromisso.

 

plano de saúde empresarialsinistralidade

Share this article

Navegação de Post

Previous PostPrevious Como controlar os gastos da empresa com plano de saúde?
Next PostNext Como a depressão na gravidez afeta o bebê

Posts Relacionados

3 programas de planos de saúde que ajudam diminuir os gastos da empresa
Como uma alimentação sem açúcar beneficia a saúde
11 fatos que você precisa saber sobre leite materno
Como não prejudicar a dieta nas festas de fim de ano
Blog Care Plus

Copyrights © 2017 Care Plus Blog+ • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Latinmed

ANS Nº 37995-6