A humanidade passou mais de 99,9% dos 5 milhões de anos de evolução em contato com a natureza. Porém, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, atualmente as pessoas passam pelo menos 90% do tempo trancadas no trabalho ou dentro de casa!
E isso é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como estresse, depressão, ansiedade e até obesidade!
Por outro lado, segundo pesquisa da Universidade de Rochester, 20 minutos de contato com a natureza por dia provocam bem-estar imediato, melhoram o humor e aliviam o estresse. Outro ponto do estudo foi que a natureza motiva a prática de esportes, o que impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida, assim como na perda de peso.
E se o seu problema for alergias ou asma, corra para o parque ou dê um mergulho no mar. Pesquisadores finlandeses descobriram que as cidades muito urbanizadas e o pouco contato com a natureza deixam as pessoas mais predispostas a desenvolverem asma e alergias. Segundo o estudo, os micro-organismos presentes na natureza fortalecem o sistema imunológico contra as doenças inflamatórias crônicas e autoimunes.
Combustível para a alma
Segundos os especialistas no assunto, a natureza nos dá vitalidade, ou seja, recarrega as baterias. Estudos mostram que 90% das pessoas que entram em contato com a natureza relatam aumento da energia. Sabe quando você procura uma xícara de café para ter mais disposição? O mesmo efeito pode ser obtido com uma caminhada em uma área verde, por exemplo.
Mas, se é complicado achar uma área verde perto de casa ou do trabalho, plantas dentro de casa ou na empresa podem ajudar a ter a mesma sensação. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão. De acordo com o estudo, o corpo humano foi feito para se adaptar à natureza, seja um parque, uma praça ou um vaso de flor na sala de casa ou até mesmo na mesa do trabalho.
Terapia no jardim
Uma opção para ter mais contato com a natureza é cultivar um jardim. É considerado terapêutico, chamado de Hortoterapia, cujos objetivos são melhorar as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas do praticante.
Cuidar de um jardim diminui o estresse, pois permite uma pausa que coloca a mente em um estado de meditação. A beleza das plantas diminui os sentimentos negativos, acalma, aumenta o otimismo, a esperança e promove a confiança na melhora do estado de saúde.
Dica: Aproveite para cultivar ervas, como manjericão, tomilho e alecrim. Use mais ervas no preparo dos alimentos em vez de sal!
Veja mais dicas de saúde no Blog Care Plus!
bem-estarhortoterapianatureza