Dicas para a virada do ano
Com a chegada do final do ano é comum o cansaço nos atingir, afinal muitas atividades foram realizadas, metas foram cumpridas, tivemos dias bons e outros nem tanto. Nessa época, geralmente realizamos um planejamento, desenvolvemos novas metas para o próximo ano.
Pensamos em realizar aquela viagem dos sonhos em família, comprar uma nova casa ou até mesmo quitar aquela dívida que foi adiada por um bom tempo. Mas já parou para pensar em colocar dentro das suas metas a sua saúde emocional?
Sabemos que por mais que pareça, essa atividade não é tão simples assim, porém a sua realização é necessária. Por isso, separamos algumas dicas para você se cuidar.
Para começar
Primeiramente, é importante deixar claro que não tem problema se em alguns dias ou momentos você não se sentir tão bem.
Comece. Um passo de cada vez vale muito mais do que uma grande ação muitas vezes tomada pelo desespero de encontrar algum resultado imediato.
Buscar ajuda é realmente importante e vai fazer toda diferença. Já que infelizmente não é sempre que encontramos, no tempo que gostaríamos, uma solução para alguma atividade ou situação que vamos passar ou que já estamos vivendo.
Não busque a resposta de algo que você não sabe como surgiu ou que não compreende muito bem. Vale lembrar que cada ser humano é único e que algumas pessoas encontram a solução dos seus problemas rapidamente e outras não. Por isso, não utilize como medida de comparação a sua evolução com a de alguém próximo a você.
A importância do acompanhamento com um profissional
Procrastinar os dias para cuidar de você mesmo não pode se transformar em um hábito. Há pessoas que até acreditam que passar um tempo conversando com algum profissional não irá levar ninguém a nada ou que a terapia é voltada apenas para o tratamento de “loucos”. Além de revelar preconceito, essa afirmação indica falta de conhecimento sobre o tema.
Nas consultas, os profissionais dão orientação sobre por qual rota seguir, é como ter um novo olhar sobre uma mesma situação, com alguém que vai ensinar você a agir de forma diferente sobre a situação ou questão. Durante o tratamento, aderimos a um ótimo meio de compreender nossos sentimentos e comportamentos enquanto seres sociais que somos.
O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. O psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, melhorar significativamente sua qualidade de vida e manter a saúde mental em dia.
Pensando no seu bem-estar, temos o programa Mental Health, que lhe proporciona a assistência que você precisa. Coloque em sua vida o hábito de se cuidar e se priorizar, afinal quem sai ganhando nessa relação, além de você, são todos aqueles que estão ao seu redor e as pessoas que você ama.
Por isso ressaltamos, cuide-se!