
As doenças bucais se manifestam por conta da negligência com a higiene. A escovação inadequada e a ausência do uso do fio dental permitem a promoção de diversos problemas.
Deixar de realizar visitas periódicas ao dentista também pode ser prejudicial à saúde da boca.
Veja os problemas bucais mais frequentes, de acordo com o Ministério da Saúde:
Gengivite
A sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana que se desenvolve para tártaro, ocasionando a inflamação na gengiva e, consequentemente, sangramento.
Ao identificar esse problema, é importante escovar os dentes com mais atenção e concluir a limpeza com o fio dental. Se não tratada, a gengivite pode evoluir para um quadro de periodontite (inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes).
Cárie
Muito comum, a cárie se desenvolve silenciosamente e sua principal causa é o consumo de açúcar combinado a negligência com escovação. É possível identificá-la por meio da hipersensibilidade ou das manchas pretas formadas na superfície dos dentes.
Tártaro (Cálculo dentário)
O principal fator está relacionado à escovação incorreta, pois a placa bacteriana não é totalmente removida.
Uma crosta amarela e dura fica na superfície dos dentes e apenas os dentistas podem realizar a remoção correta, fazendo uma limpeza profissional.
Placa bacteriana
Esse é um problema relativamente comum e de simples resolução. Sua manifestação ocorre por conta do acúmulo de alimentos entre a superfície do dente e a gengiva. A placa bacteriana cria uma película viscosa sem cor na região bucal, causando uma sensação meio áspera que pode ser sentida quando se passa a língua nos dentes. Se não for removida pode causar mau hálito e cáries.
Os problemas bucais podem ter origem por diversas questões, como a falta de acompanhamento de profissional e a má higiene. Mesmo com os cuidados diários sendo realizados é importante uma avaliação, já que a boca é a porta de entrada dos alimentos para o corpo, por isso, está sujeita ao aparecimento de doenças.
Outro ponto a se tomar cuidado é a má alimentação, já que uma dieta à base de muito carboidrato e ausência de nutrientes ricos pode oferecer risco à saúde bucal.
Causas emocionais podem potencializar problemas pré-existentes. Poucas pessoas possuem conhecimentos nesse aspecto, mas o estresse e a ansiedade podem gerar mau hálito e aftas, demonstrando que algo não está seguindo corretamente no organismo.